12 junho 2013

O Caçador de Pipas



Sinopse: O livro conta a história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Estava à procura deste livro já algum tempo, até que consegui emprestado pela pulga Si rs.... antes de começar a ler, li algumas resenhas para saber a opinião dos leitores sobre esta obra.
Foi quando percebi que o autor é consagrado, por emocionar o leitor do início ao fim de seus romances, e outro quesito que me chamou atenção foi o fato de que em todas as criticas relatava as palavras: amizade, honra, medo, coragem e cultura do Afeganistão.
E realmente depois de conhecer este livro, o considero como um dos melhores que já li, a narrativa é rica em detalhes, o que permite ao leitor imaginar os personagens, lugares e as cenas.
A cada página uma surpresa atrás da outra, além da expectativa em descobrir os segredos que envolvia o enredo. 
Como nas cenas do campeonato de pipas, que Hassan sofre uma emboscada feita pelo garoto mais temido do bairro e Amir apenas assiste, sem fazer nada, saiu correndo do lugar (assinando seu atestado de covarde). Em seguida Amir declara mais uma vez sua covardia ao armar um jeito de afastar Hassan da sua vida, quando inventou que Hassan havia roubado uns de seus presentes de aniversário que tinha ganhado (qual seria o significado de amizade para Amir, porque Hassan arriscou e sofreu pelo amigo enquanto, Amir o prejudica). E por fim Amir e seu Baba tiveram que se mudar para os Estados Unidos, porque o Afeganistão estava passando por guerras. Depois de algum tempo Amir recebeu uma ligação do Afeganistão que mudou sua vida. Esta lhe concedeu mais uma chance de redimir-se de suas maldades e covardias, e ter sua consciência tranquila.

Recomendo a leitura para todos vocês, porque te faz pensar no valor da amizade, no quanto é precioso nossa honra e sobre quantas vezes nós já fomos covardes como Amir em diversas situações da vida.
Ah! Depois de ler este livro, fiquei sabendo que há o filme “O caçador de pipas” estou ansiosa para assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário